parent nodes: Interpretações dos hexagramas


33, no i-ching



index do verbete
33, no i-ching
rw
iuol
jl

111 100




rw

Acima CHIEN, O CRIATIVO, CÉU

Abaixo KÊN, A QUIETUDE, MONTANHA

JULGAMENTO

A RETIRADA. Sucesso.

Em pequenas coisas, a perseverança é favorável.

As circunstâncias são de tal ordem que as forças hostis, favorecidas pelo tempo, avançam. Neste caso a retirada é a atitude correta, levando por isso ao sucesso. O êxito consiste em afastar-se da maneira adequada. Retirar-se não é o mesmo que fugir. Na fuga, busca-se apenas salvar a si mesmo, a qualquer preço. A retirada, ao contrário, é um sinal de força. Não se deve perder o momento adequado, enquanto ainda se possui força e posição. Assim se poderá interpretar a tempo os sinais do momento, e preparar uma retirada provisória e oportuna, em vez de se envolver numa luta desesperada de vida ou morte.

Deste modo não se abandona simplesmente o campo ao inimigo, porém dificul-ta-se-lhe o avanço, resistindo em setores específicos. Desta forma, durante a retirada já se prepara o contra-ataque. Não é fácil se compreender as leis de uma tal retirada construtiva. O significado que jaz oculto em tais épocas é importante.

IMAGEM

Montanha abaixo do céu: a imagem da RETIRADA.

Assim o homem superior mantém o inferior à distância

não com raiva, porém com reserva.

A montanha ergue-se sob o céu, mas em virtude de sua natureza, ao final se detém. Por outro lado, o céu retira-se para o alto, distancia-se e permanece fora de alcance. Isto simboliza o comportamento do homem superior diante da ascensão do inferior. Ele se recolhe a seu próprio interior. Mas não o faz por ódio, pois o ódio é uma forma de envolvimento subjetivo através do qual se permanece ligado ao objeto odiado. A força (céu) do homem superior é demonstrada pelo fato de ele provocar a contenção (montanha) do homem inferior através de seu equilíbrio e recato.

LINHAS

Seis na primeira posição significa:

Na cauda durante a retirada: isto é perigoso.

Não se deve empreender algo.

Como o hexagrama é a imagem de algo que se vai retirando, a primeira linha é a cauda e a última, a cabeça. Durante a retirada é vantajoso estar à frente. Aqui se está atrás, em contato imediato com a perseguição inimiga. Isso é perigoso. Em tais circunstâncias não é aconselhável empreender coisa alguma. Manter-se quieto é a maneira mais fácil de escapar ao perigo.

Seis na segunda posição significa:

Ele o submete e detém com firmeza

usando couro de boi amarelo.

Ninguém consegue soltá-lo.

O amarelo é a cor do centro.41 Representa o que é correto, o que corresponde ao dever. O couro de boi é firme e resistente.

Aqui se indica que enquanto os homens superiores se retiram e os inferiores avançam, um homem inferior se aferra a um superior tão firme e tenazmente que este não pode desprender-se. Como deseja o que é correto e sua vontade é tão firme, ele

alcança sua meta. Deste modo, a linha confirma o que é dito no Julgamento: "No pequeno — equivalente aqui ao homem inferior - é favorável a perseverança".

Nove na terceira posição significa:

Uma retirada contida é penosa e arriscada.

Manter as pessoas como empregados e empregadas

traz boa fortuna.

Quando é tempo de retirar-se é desagradável e perigoso ver-se retido, pois se perde então a liberdade de ação. Neste caso a única saída para o homem é colocar a seu serviço aqueles que o retêm para assim garantir ao menos sua iniciativa, e não se entregar indefeso ao seu domínio. Mas ainda que esta seja uma saída, a situação está longe de ser satisfatória, pois o que se pode realizar com tais servidores?

Nove na quarta posição significa:

A retirada voluntária traz boa fortuna ao homem superior

e ruína ao inferior.

Na retirada o homem superior se despede amistosamente e de bom grado. Interiormente a retirada também lhe é fácil, pois nela não terá de violentar suas convicções. O único a sofrer é o homem inferior, do qual ele se retira, pois sem a orientação do superior se arruinará.

Nove na quinta posição significa:

Retirada amistosa.

A perseverança traz boa fortuna.

Cabe ao homem superior reconhecer a tempo o momento de retirar-se. Quando se escolhe o momento adequado, a retirada pode ser realizada de forma perfeitamente amistosa, sem que sejam necessárias discussões desagradáveis. Mas ao lado da cortesia no cumprimento das formalidades externas é necessário absoluta firmeza de decisão para não se deixar confundir por considerações irrelevantes.

Nove na sexta posição significa:

Retirada alegre. Tudo é favorável.

A situação é inequívoca. O desprendimento interno é um fato consumado e se está livre para partir. Quando se vê o caminho adiante de forma tão clara e sem qualquer dúvida, surge um alegre estado de espírito e a escolha do bem se faz sem qualquer hesitação. Um caminho tão claro conduz sempre ao bem.

iuol

nota do autor

O poder obscuro ascende. O luminoso se retira a uma posição segura, de modo a que a escuridão não possa alcançá-lo. Esse recuo é resultante não do arbítrio humano, mas das leis que governam a natureza. É por isso que a retirada, nesse caso, é o caminho certo de ação, evitando um esgotamento. 39 No calendário, este hexagrama é associado ao sexto mês (julho-agosto), 40 quando as forças do inverno voltam a mostrar sua influência.

nota do autor

As linhas diretrizes constituintes do hexagrama são as duas linhas Yin na primeira e segunda posições. Elas evidenciam o avanço do princípio obscuro, diante do qual o luminoso se retira. O governante da ação é a linha forte e central na quinta posição, que encontra correspondência na linha fraca e central que ocupa a segunda posição. A ele se refere o Comentário sobre a Decisão quando diz: "O firme ocupa a posição adequada e encontra correspondência. Isso significa que se está em acordo com o tempo". O trigrama inferior é Kên, a quietude, por isso as três primeiras linhas são impedidas na retirada. O trigrama superior é Ch´ien, o movimento vigoroso, por isso a retirada destas três linhas é livre e desimpedida.

seqüência ;

As coisas não podem permanecer para sempre em seus lugares, por isso a seguir vem o hexagrama. A RETIRADA. A Retirada significa retroceder.

coletânea das indicações

A RETIRADA significa retroceder.

julg amento

A RETIRADA.

Sucesso.

Em pequenas coisas a perseverança é favorável.

comentário sobre a decisão

''A RETIRADA. Sucesso." Isso significa que o sucesso jaz na retirada. O firme está no lugar adequado e encontra correspondência. Isso significa que se está em acordo com o tempo. "Em pequenas coisas a perseverança é favorável" significa que ele 77 está em pleno avanço e crescimento. Grande em verdade é o significado da época da RETIRADA.

O sucesso consiste precisamente em conseguir retirar-se a tempo, e da forma correta. Esse sucesso torna-se possível pelo fato de a retirada não ser a fuga imposta a um fraco, e sim o voluntário afastamento de um forte, o que está implícito no caráter forte do governante do hexagrama, o nove na quinta posição, que encontra uma correspondência no fraco seis na segunda posição. A força é comprovada, então, pelo fato de não se procurar impor nada, mas apenas mostrar perseverança em pequenas coisas, já que o elemento obscuro representado pelas duas linhas Yin está avançando e crescendo. O significado da época da RETIRADA é grande, ou seja, é de extrema importância para que se possa acertar com relação ao momento certo de retirar-se.

imag em

Montanha embaixo do céu:

a imagem da RETIRADA.

Assim o homem superior mantém o inferior à distância não com raiva, porém com reserva.

A questão é até que ponto a montanha embaixo do céu sugere a imagem da RETIRADA. Uma interpretação é que a montanha embaixo do céu é tão íngreme e alta que os homens não podem se aproximar dela. Entretanto, há uma outra interpretação que está mais em harmonia com o movimento dos trigramas, segundo a qual o céu representa o homem superior e a montanha, os inferiores. O céu tem um forte movimento ascendente e, portanto, afasta-se automaticamente da montanha, cujo caráter é a imobilidade. Uma divergência ainda maior se verifica no hexagrama 12, P´I, ESTAGNAÇÃO, no qual os movimentos são diretamente opostos. O que a situação no presente hexagrama ensina (do mesmo modo que em P´I) se deduz dos atributos dos trigramas, considerados separadamente. O homem superior mantém os inferiores à distância, mantendo-se reservado e inacessível como o céu; com isso ele faz com que os homens inferiores parem (este é o atributo do trigrama inferior montanha).

linha móvel na osicaoextenso(1] posição

Seis na primeira posição:

a) Na cauda durante a retirada: isto é perigoso.

Não se deve empreender algo.

b) Se, estando exposto ao perigo da cauda que se retira, o homem nada empreende, que infortúnio poderia atingi-lo?

As duas linhas inferiores são aquelas diante das quais as quatro linhas superiores se retiram, por isso essas duas linhas são diretrizes constituintes. Assim como no hexagrama 10, Lü, A CONDUTA, onde a filha mais moça segue o trigrama Ch´ien, aqui, no hexagrama A RETIRADA, onde o filho mais moço está embaixo de Ch´ien, também se utiliza a cauda como símbolo da linha na primeira posição. A interpretação não leva em consideração o fato de essa linha, no contexto do hexagrama como um todo, representar os homens inferiores, pois o Livro das Mutações não aconselha aos homens inferiores, 78 mas apenas aos superiores. O conselho, então, enfoca a situação como tal, o que significa a retirada, e particularmente a retirada na cauda, ou seja, atrás. É perigoso ficar atrás durante a retirada. O perigo é evitado através da quietude.

linha móvel na osicaoextenso(2] posição

Seis na segunda posição:

a) Ele o submete e detém com firmeza, usando couro de boi amarelo. Ninguém consegue soltá-lo.

b) "Ele o submete e detém com firmeza, usando couro de boi amarelo." Isso significa uma vontade firme.

Aqui também a retirada é impedida. A linha encontra-se ao meio do trigrama Kên, Quietude. O amarelo é a cor do meio. A linha está próxima ao nove na terceira posição, por isso o detém com firmeza. Temos aqui, a perseverança do inferior, do pequeno, ao qual se refere o julgamento.

linha móvel na osicaoextenso(3] posição

Nove na terceira posição:

a) Uma retirada contida é penosa e arriscada.

Manter as pessoas como empregados e empregadas traz boa fortuna.

b) O perigo de uma retirada contida é penosa;

isso provoca cansaço. "Manter as pessoas como empregados e

empregadas traz boa fortuna."

Mas, de fato, não se pode utilizá-las em grandes coisas.

A linha em si é forte e seria de se esperar que tivesse força para retirar-se. O que torna isso impossível é, por um lado, o fato de ela estar no ápice do trigrama Kên, a Quietude, e, por outro, em virtude de as duas linhas inferiores se agarrarem a ela. Isto

é cansativo. Ela pode, é claro, utilizar as linhas inferiores como empregados e empregadas, pois no trigrama Kên a linha superior comanda. Isso oferece uma saída, na medida em que, assim, o perigo imediato é evitado. Porém, com tais seguidores não se podem alcançar grandes coisas.

linha móvel na osicaoextenso(4] posição

Nove na quarta posição:

a) A retirada voluntária traz boa fortuna ao homem superior e

ruína ao inferior.

b) O homem superior retira-se de modo voluntário, e isso leva o inferior à ruína.

Aqui completou-se a entrada no trigrama superior. Como o céu é forte, todas as três linhas superiores podem se retirar sem serem impedidas. Esta é a linha de demarcação. O homem superior retira-se em direção ao alto e o homem inferior fica abaixo, sozinho. Isto é mau para ele (mas não para o homem superior), pois é incapaz de governar a si mesmo.

linha móvel na osicaoextenso(5] posição

Nove na quinta posição:

a) Retirada amistosa. A perseverança traz boa fortuna.

b) "Retirada amistosa. A perseverança traz boa fortuna", pois deste modo a vontade chega a uma decisão correta.

Aqui a vontade é associada aos anseios do seis na segunda posição, pois as duas linhas se correspondem. Lá há uma forte vontade de se ater firmemente a algo ou alguém (o que é positivo para um homem inferior); aqui há o desejo claro de permanecer perseverante e não se deixar reter.

Uma outra interpretação, de Chou I Hêng, Chieh merece ser mencionada: de que se trata aqui apenas de uma retirada interior, enquanto que exteriormente se permaneceria em seu posto para preparar o contra-ataque.

linha móvel na osicaoextenso(6] posição

Nove na sexta posição:

a) Retirada alegre. Tudo é favorável.

b) "Retirada alegre. Tudo é favorável", porque já não há mais a possibilidade de dúvida.

Aqui sabe-se exatamente o que se deve fazer. Nestas condições, cumprir a decisão não é nada difícil.

jl

Thun indicates successful progress (in its circumstances). To a small extent it will (still) be advantageous to be firm and correct.

1. The first SIX, divided, shows a retiring tail. The position is perilous. No movement in any direction should be made.

p. 128

2. The second SIX, divided, shows its subject holding (his purpose) fast as if by a (thong made from the) hide of a yellow ox, which cannot be broken.

3. The third NINE, undivided, shows one retiring but bound,--to his distress and peril. (If he were to deal with his binders as in) nourishing a servant or concubine, it would be fortunate for him.

4. The fourth NINE, undivided, shows its subject retiring notwithstanding his likings. In a superior man this will lead to good fortune; a small man cannot attain to this.

5. The fifth NINE, undivided, shows its subject retiring in an admirable way. With firm correctness there will be good fortune.

6. The sixth NINE, undivided, shows its subject retiring in a noble way. It will be advantageous in every respect.

Footnotes

128:XXXIII Thun is the hexagram of the sixth month; the yin influence is represented by two weak lines, and has made good its footing in the year. The figure thus suggested to king Wăn the growth of small and unprincipled men in the state, before whose advance superior men were obliged to retire. This is the theme of his essay,--how, I when small men multiply and increase in power, p. 129 the necessity of the time requires superior men to withdraw before them.' Yet the auspice of Thun is not all bad. By firm correctness the threatened evil may be arrested to a small extent.

'A retiring tail' seems to suggest the idea of the subject of the lines hurrying away, which would only aggravate the evil and danger of the time.

'His purpose' in line 2 is the purpose to withdraw. The weak 2 responds correctly to the strong 5, and both are central. The purpose therefore is symbolled as in the text. The 'yellow' colour of the ox is introduced because of its being 'correct,' and of a piece with the central place of the line.

Line 3 has no proper correlate in 6 and its subject allows himself to be entangled and impeded by the subjects of 1 and 2. He is too familiar with them, and they presume, and fetter his movements;--compare Analects, 17. 25. He should keep them at a distance.

Line 4 has a correlate in 1, and is free to exercise the decision belonging to its subject. The line is the first in Khien, symbolic of strength.

In the Shû IV, v, Section 2. 9, the worthy Î Yin is made to say, 'The minister will not for favour or gain continue in an office whose work is done;' and the Khang-hsî editors refer to his words as an illustration of what is said on line 5. It has its correlate in 2, and its subject carries out the purpose to retire 'in an admirable way.'

Line 6 is strong, and with no correlate to detain it in 3. Its subject vigorously and happily carries out the idea of the hexagram.
ENCYCLOPAEDIA V. 51-0 (11/04/2016, 10h24m.), com 2567 verbetes e 2173 imagens.
INI | ROL | IGC | DSÍ | FDL | NAR | RAO | IRE | GLO | MIT | MET | PHI | PSI | ART | HIS | ???